Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Reflexões

Uma Alma Mariana é Mais Dócil ao Espírito Santo

Fernando Petersen
Escrito por Fernando Petersen em 08/07/2021
Uma Alma Mariana é Mais Dócil ao Espírito Santo
receba mensalmente um PDF ESPECIAL e SURPRESA no seu email.

SE INSCREVA NA LISTA DE EMAIL

Neste vigésimo terceiro dia de preparação para consagração a Nossa Senhora, continuamos meditando os mistérios marianos. Hoje veremos como uma alma mariana é mais dócil ao Espírito Santo. Veremos também como Maria é um ponto de união dos discípulos de Jesus e a Sua poderosíssima intercessão.

Estamos na chamada Segunda Semana de preparação. Durante esses seis dias estamos refletindo a grandeza de Maria e o porquê dessa grandeza. Mas, para entender melhor, foi preciso antes passarmos por 12 Dias Preliminares para nos desapegarmos o máximo possível do mundo e de nós mesmos. Depois, na Primeira Semana, passamos seis dias refletindo sobre nossa miserável condição de pecadores e a nossa pequenez.

LEITURA BÍBLICA DESTE 23º DIA

discipulos em pentecostes

Hoje, como no primeiro dia da Segunda Semana, vamos sair novamente da leitura do Evangelho. Neste quinto dia da Segunda Semana a leitura proposta é a de Atos dos Apóstolos em dois momentos: Capítulo 1, Versículos do 12 ao 14; e Capítulo 2, Versículos 1 ao 4.

Nesta leitura fica evidente para nós como Maria sempre está presente, junto, com os discípulos em oração. Notamos também como a presença de Maria é importante para a vinda do Espírito Santo. Só esses dois fatores já seriam suficientes para mostrar como uma alma mariana é mais dócil a ação do Espírito Santo. Mas, vamos adiante!

ORAÇÕES E JACULATÓRIA DO DIA

Já está ficando chato recordar isso todos os dias, não é? Mas é que isso é mito importante. É essencial que nos preparemos para a reflexão, ou seja, que nos abramos e sejamos mais dóceis ao Espírito Santo agir em nós.

As orações preparatórias (e obrigatórias) estão no Tratado. A seguir, uma Oração e uma Jaculatória propostas para este vigésimo terceiro dia de preparação para a Consagração a Nossa Senhora.

Oração: Maria Santíssima, revesti-nos de todas as vossas virtudes, da vossa fé inquebrantável, da vossa humildade profunda, da vossa mortificação universal, da vossa ardente caridade, da vossa pureza divina…Velai por nós, para que de Vós não nos afastemos pela perda da graça de Deus. Rogai por nós, seus filhinhos, conservando-nos na plenitude dos dons celestiais. Amém!

Jaculatória: Maria, que encontremos em Vós o maior tesouro depois de Jesus!

Ainda não segue a Mariale Scholae no Instagram? As pessoas que seguem e ficam atentas aos Stories recebem logo cedo as propostas de Oração, Jaculatória e pistas para reflexão da leitura de cada dia.

UMA ALMA MARIANA

as almas unidas a maria atraem o espirito santo

Já tratei em outra ocasião o que é ser ou ter uma alma mariana. Em essência, uma alma mariana é aquela que está em sintonia com Maria. É uma alma que está unida a Nossa Senhora, atenta aos seus conselhos e busca seguir os passos da Virgem Santíssima.

Ou seja, uma alma mariana é uma alma que está com Maria, em Maria e por Maria. Ela pertence a Maria. Maria se faz presente onde encontra uma alma disposta a seguir seus puríssimos e santíssimos passos.

Maria, nunca esqueçamos, é a nossa Mãe na ordem da graça e, sobretudo, Filha de Deus Pai, Mãe de Deus Filho e Esposa do Espírito Santo.

O ESPÍRITO VEM ATÉ SUA ESPOSA

Ser esposa é ser dócil, é querer estar unida ao Esposo e estar disposta a ser transformada por Ele. O Esposo, vendo toda essa disposição de uma alma esponsal, não resiste e vem em sua direção, em seu auxílio. Vem para se unir a ela.

Mas, a ação do Espírito Santo não se restringe apenas a sua Esposa. Todos os que estão ligados a Ela se beneficiam e colhem os frutos de Sua ação divina. Sobretudo, principalmente, se esta sua Dócil Esposa suplica em favor de alguém ou alguma situação. Por isso que uma alma mariana, ou seja, uma alma ligada a Maria é mais dócil ao Espírito Santo e o Espírito Santo é mais favorável a Ela.

DOCILIDADE DA ESPOSA

A Esposa está tão intimamente unida ao Esposo que se transformam em apenas um. A vontade da Esposa é a própria vontade do Esposo e por isso a docilidade mútua. Por isso o Espírito Santo atende a todos os apelos de Nossa Senhora e Ela é chamada de Onipotência Suplicante. Ter a “onipotência suplicante” é exatamente conseguir tudo que pede junto a Deus e estar suplicando o tempo inteiro em favor de quem está unida a Ela. Ou seja, uma alma mariana.

Lembra que já falamos que uma alma que ama tende a se transformar, a se configurar no amado? Que onde está o seu tesouro está o seu coração? Uma alma mariana tem seu coração todo voltado para o Espírito Santo e é totalmente dócil a Ele.

E AS SAGRADAS ESCRITURAS?

Maria e os discípulos em Pentecostes

Parece que tudo isso que falei não entrou ainda nas Sagradas Escrituras, não é? Mas é mera impressão. Na primeira parte da Leitura de hoje vimos que todos os discípulos estão com Maria. A Bíblia faz questão de nomear Maria, tamanha é a importância Dela naquele momento: “junto com algumas mulheres e Maria, mãe de Jesus”.

Podemos, assim, dizer que todos os discípulos são almas marianas naquele momento. Almas dóceis a ação do Espírito Santo. Fato que se confirma na segunda parte da Leitura de hoje.

PENTECOSTES, A VINDA DO ESPÍRITO SANTO

Tantas almas unidas a Maria, tantas almas marianas rezando juntas, não poderia ocorrer algo diferente. Vem o Espírito Santo sobre todas elas e derrama todos os seus dons conforme a capacidade e disposição de cada um.

Isso é estar repleto do Espírito Santo. É recebê-lo conforme a sua disposição e capacidade em abundância. Todos que estão em volta de Maria se beneficiam. Unidos a Maria, todos se tornaram mais dóceis ao Espírito Santo.

PROPÓSITO

Nosso propósito para hoje é olharmos com mais atenção e nos unirmos mais a Maria (como é a proposta desta Segunda Semana de Preparação para Consagração a Nossa Senhora). Assim, transformaremos cada vez mais a nossa alma em uma alma mais mariana. Em almas mais próximas, mais unidas a Maria.

Sigamos os passos de Maria. Convidemos Ela a andar sempre do nosso lado, para termos cada vez mais uma alma mariana que é mais dócil ao Espírito Santo.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.