Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Reflexões

Ser Obediente a Maria Para Obedecer Jesus

Fernando Petersen
Escrito por Fernando Petersen em 13/07/2021
Ser Obediente a Maria Para Obedecer Jesus
receba mensalmente um PDF ESPECIAL e SURPRESA no seu email.

SE INSCREVA NA LISTA DE EMAIL

Na reflexão anterior falamos da submissão que nos leva à obediência. Neste vigésimo oitavo dia, vamos continuar na mesma trilha. Assim, notaremos como é preciso ser obediente a Maria para obedecer Jesus. Que sendo obediente a Jesus também estamos obedecendo a Maria. Os dois estão unidíssimos e são inseparáveis, inclusive nas vontades.

Nesta Terceira Semana de preparação para Consagração a Nossa Senhora, estamos dedicando a conhecer mais a Jesus. Notaram como até agora tudo que foi proposto para conhecer melhor Jesus foi por meio de Maria? Ou por meio Dela no sentido Dela nos ensinar, ou por meio Dela no sentido de que conhecendo-a melhor estaremos também conhecendo melhor Jesus.

EVANGELHO, ORAÇÕES E JACULATÓRIA

O Evangelho de hoje é o das Bodas de Caná. Também um Evangelho riquíssimo e muito conhecido. Ele é narrado no Evangelho de São João, Capítulo 2, Versículos de 1 a 11.

Como disse, é um Evangelho riquíssimo e muito teríamos a refletir. Geralmente se reflete sobre a intercessão de Nossa Senhora às necessidades de seus filhos, sobre o primeiro milagre de Jesus ter sido por intercessão Dela e como a presença de Jesus é santificante e gera milagres. Hoje vamos fixar só ponto: a Obediência.

Falando em obediência… Você está fazendo as orações propostas no Tratado, não é? Além delas, diariamente temos uma Oração e uma Jaculatória que apresentarei a seguir. Recordo, antes, que quem segue a Mariale Scholae no Instagram já tem acesso a elas logo cedo, assim como ao Evangelho.

Oração: Maria, intercessora suavíssima, queremos aproximar-nos de Vós, para tudo ter na vida espiritual. Vós sois a tesoureira dos bens de Jesus. As melhores graças – as de santificação, de vida interior, e de intimidade com Cristo. Dizei uma palavra a Jesus e santificai-nos! Assim Seja!

Jaculatória: Gloria a Jesus em Maria! Glória a Maria em Jesus! Glória a Deus só!

SOMOS CHAMADOS À OBEDIÊNCIA

Como o título deste post sugere: É preciso ser obediente a Maria para obedecer Jesus. Vamos ver o porquê. Mas, vamos começar antes pela obediência em si e o nosso chamado a ela.

No Evangelho deste vigésimo oitavo dia de preparação podemos dizer que está o “Testamento de Maria”. Para nós, consagrados a Nossa Senhora, podemos dizer que está a suma ordem de Maria: “Fazei tudo que ele vos disser”. Ou seja, sendo obediente a Maria iremos obedecer Jesus. Maria manda a gente obedecer a Ele. Então, se você é um(a) consagrado(a) que se preza minimamente, tem pelo menos a intenção de se fazer obediente a Nossa Senhora. Assim, estaremos obedecendo a Jesus.

SER OBEDIENTE A MARIA E OBEDECER JESUS

Maria sempre está atenta às nossas necessidades. Mas, Maria nos direciona a Jesus para termos nossas necessidades atendidas. Ela até antecipa o pedido para nós, mas é necessário nos direcionarmos para Jesus.

Se você observar bem, Maria notou que o vinho tinha acabado. Vendo essa necessidade foi em direção a Jesus e fez-lhe o pedido. Em seguida, se direcionou aos serventes, apresenta a necessidade e manda eles fazerem o que Jesus mandar.

JESUS OBEDECE A MARIA

Poderia começar e encerrar essa seção dizendo apenas: Se Aquele a Quem devemos obedecer obedece a Maria, quem somo nós para não obedecê-La? Mas, vamos um pouco adiante…

Na tradução mais recente da bíblia da CNBB me agrada muito a forma como o diálogo de Jesus e Maria foi traduzido:

“Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: ‘Eles não têm mais vinho!’. Jesus lhe respondeu: ‘O que há entre mim e ti, ó mulher? A minha hora ainda não chegou’.”

O próprio Jesus responde a pergunta que Ele fez a Maria. E como Ele responde? Atendendo ao pedido da Mãe, que por sua vez mandou que os necessitados obedecessem a Ele.

O QUE HÁ ENTRE JESUS E MARIA?

jesus e sua obediencia a maria nas bodas de cana

Eu gosto de responder essa pergunta dizendo que nada há entre Jesus e Maria. Ou seja, não existe algo entre eles, nada os separa. Não existe algo que se coloquei no meio dos dois e que possa os separar. O fato de Jesus atender ao pedido da Mãe, mesmo não tendo chegado a Sua hora ainda evidencia isso. Fica evidente que não importa a hora, se a Mãe pede, o Filho atende.

Mas, há outra resposta para dizer o que há entre Jesus e Maria. O que há entre eles no sentido de qual é a relação entre os dois, além de serem Mãe e Filho. Aliás, essa relação é exatamente por serem Mãe e Filho.

O que há entre Jesus e Maria? Qual a relação entre eles? Obediência! Sim! Jesus obedece a Maria e Maria obedece a Deus (Jesus). Maria manda que a gente obedeça a Jesus e Jesus obedece a Maria.

RELAÇÃO PERFEITA

Podemos dizer que a relação mais perfeita que existe entre criador e criatura, ou entre criaturas é a de obediência. Jesus é um com o Pai e o Espírito Santo, ou seja, Ele é o criador. Maria é a criatura. Jesus também se fez carne, ou seja, tem um corpo e uma alma criados, sendo assim, ele também se relaciona como criatura.

É indiscutível que a relação mais perfeita que existe depois da Santíssima Trindade é a relação de Maria com Jesus. É a relação de Maria com a Santíssima Trindade. Maria se coloca como “escrava do Senhor”, ou seja, obediente em tudo. O Senhor, por sua vez, se fez Filho de Maria e quis dever-lhe obediência.

PROPÓSITO

Serei breve também neste propósito de hoje.

Sejamos obedientes a Maria para obedecer Jesus

Para sermos obedientes a Maria é preciso conhecê-La, saber o que Ela deseja, quem Ela é. Como já vimos nessas reflexões para Consagração a Nossa Senhora, sabendo tudo isso de Maria saberemos melhor, conheceremos melhor a Jesus e lhes seremos, por sua vez, obedientes.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.