Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Reflexões

Maria Foi Prevista Desde a Criação Para nos Ajudar

Fernando Petersen
Escrito por Fernando Petersen em 04/07/2021
Maria Foi Prevista Desde a Criação Para nos Ajudar
receba mensalmente um PDF ESPECIAL e SURPRESA no seu email.

SE INSCREVA NA LISTA DE EMAIL

Hoje damos início a chamada Segunda Semana de preparação para Consagração a Nossa Senhora e durante seis dias vamos buscar conhecer mais a Santíssima Virgem. Para início de conversa, precisamos reconhecer que Maria foi prevista desde a criação para nos ajudar.

Nos primeiros 18 dias buscamos nos desapegar do mundo, de nós mesmos e nos conhecermos melhor, reconhecendo nossa pequenez. Somente assim conseguiremos reconhecer a grandeza de Nossa Mãe Santíssima. Sobretudo na entrega de Si a Deus e na sua humildade, amá-La mais por começar a conhece-La melhor e corretamente. Enfim, acolher a sua ajuda para que possamos obter a Salvação que, vale recordar, veio através do Seu Puríssimo Ventre.

A LEITURA DE HOJE É DO ANTIGO TESTAMENTO

Como disse no título, Maria foi prevista por Deus desde a criação para nos ajudar e podemos ver isso em diversas passagens do Antigo Testamento. A leitura de hoje que iremos refletir está no livro do Provérbios, Capítulo 8, Versículos de 22 a 33.

Quem segue a Mariale Scholae no Instagram pode até ter achado estranha a leitura de hoje não ser do Evangelho, como vinha sendo até aqui, mas já vamos entender isso.

Ainda não segue a @marialescholae? Lá diariamente, logo cedinho, eu coloco a oração, a jaculatória (que citarei a seguir). Posto também a referência bíblica para reflexão (citada acima), além de pistas para te ajudar na meditação. Já as orações preparatórias, você encontra-as no Tratado de São Luís.

Oração: Mãezinha, não fostes ainda suficientemente louvada, exaltada, amada e servida na vossa extraordinária beleza interior. O nosso coração jamais alcançará  a Vossa excelsa condição, ó Mãe Santíssima! Vós sois o milagre dos milagres que nos aponta Jesus. Obrigado, querida Mãe, pelo exemplo que nos dais. Amém!

Jaculatória: Que nosso coração, ó Maria, reconheça as vossas grandezas!

SIM! MARIA SEMPRE ESTEVE NOS PLANOS DE DEUS

Em um primeiro momento pode parecer estranho. Afinal somos acostumados a pensar em Nossa Senhora a partir da promessa depois de Adão e Eva terem perdido a pureza e o Céu. Depois disso Deus prometeu uma mulher de quem viria a Salvação. Mas, não esqueçamos que Deus é ONISCIENTE. Então, Maria foi prevista por Deus desde a criação, para nos ajudar.

É exatamente em torno dessa Providência Divina que gira toda a Leitura de hoje.

“O Senhor me criou no início de suas obras, antes de ter feito alguma coisa, no princípio”. E segue a revelação mais importante: “desde a eternidade fui designada”.

Antes de seguir, porém, deixa eu quebrar uma possível objeção…

ESSA PASSAGEM NÃO SE REFERE A SABEDORIA?

Sim! Também! E uma coisa não anula a outra. Lembremos que as Sagradas Escrituras são a Própria Palavra de Deus e que é viva, sempre atual. Assim, podemos aplicar sim essa passagem a Nossa Senhora por diversas razões, algumas direi a seguir.

Claro que não podemos sair interpretando as Sagradas Escrituras a nosso bel prazer. Temos que tomar sempre como referência o que a Igreja ensina para trilharmos um caminho seguro. Mas, a Igreja nos permite ver a figura de Nossa Senhora perfeitamente nessa passagem, sem deixar de se referir a Sabedoria (Jesus), como veremos a seguir.

MARIA FOI PREVISTA DESDE A CRIAÇÃO

Maria prevista para nos ajudar

Como pudemos ver na citação destacada acima, o Senhor “CRIOU no início” e termina o versículo com “no princípio”, ou seja, no Gêneses, na criação.

Lembram que Jesus, em determinado momento do Evangelho, chega a dizer que “no princípio” não era assim na polêmica do casamento e divórcio, dizendo que não era da vontade de Deus, no Gêneses (na criação, no Princípio) que o homem se separasse da mulher?

Pois é, podemos aplicar aqui também que “antes de ter feito coisa alguma”, ou seja, o pecado original também não tinha acontecido, alguma coisa foi criada e pensada, DESIGNADA. E isso desde sempre, “desde a eternidade”.

O DESÍGNIO DE MARIA É NOS AJUDAR, SER UMA REFERÊNCIA

O designado é designado para alguma coisa, concorda? Esse desígnio, como veremos, foi exatamente ser uma referência para nós, ou seja, nos ajudar. Maria foi prevista desde a criação para nos ajudar, para nos auxiliar.

Depois de toda narrativa se referindo a criação no Gênesis, podemos notar outra citação muito importante que revela qual esse desígnio do que foi criado desde o princípio, antes de ter feito coisa alguma.

“Agora, meus filhos, escutai-me: felizes os que guardam meus caminhos. Ouvi a instrução para vos tornardes sábios, e não a desprezeis”.

Ouçamos as instruções de Nossa Senhora, não as desprezemos e, claro, guardemos o caminho que Ela fez.

INSTRUÇÕES E CAMINHOS DE NOSSA SENHORA

Ora! Também encontramos essas instruções que Nossa Senhora nos deu e qual o caminho percorrido por Ela nas Sagradas Escrituras, no Evangelho. “Fazei tudo que Ele vos disser” é a instrução. “Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” é o caminho.

Claro que não para por aí. Toda a vida de Maria é uma referência para nós, que somos seus filhos. Acima, aplicando o versículo a Nossa Senhora, podemos ver que somos chamados de filhos.

Para seguir as instruções, precisamos conhecer a vida de Jesus e quais as instruções que Ele deu. Assim, veremos que Nossa Senhora cumpriu tudo, seguiu todas as instruções de forma perfeita. E para conhecer o caminho que Ela percorreu, precisamos conhecer a vida de Nossa Senhora.

Maria dizendo sim a Deus

OBEDIÊNCIA E HUMILDADE

Deus criou Maria para nos ajudar e a previu desde a criação e, assim, também, no Seu amor infinito termos uma referência igual e nós, sendo Ela uma criatura como nós.

Maria foi totalmente obediente à Palavra de Deus. Sim, no seu “sim” Ela diz para ser feito tudo de acordo com a vontade de Deus. Isso é obediência! Maria também foi extremamente humilde, Ela se coloca na posição de escrava de Deus, mesmo tendo se tornando Mãe Dele.

PROPÓSITO

Hoje, nos propósitos, farei uma listinha…

  • Buscar conhecer mais Maria para poder amá-La mais;
  • Ser obediente. Primeiramente a Deus, mas também a aqueles que têm autoridade sobre nós. A Igreja, por exemplo, é autoridade espiritual para nós, então sejamos obedientes a ela.
  • Ser humilde: Ou seja, não buscarmos as honrarias e glórias, mas o contrário. Vamos buscar o escondimento e discrição.

Para finalizar, uma observação:

Notou que os 18 dias anteriores (12 Dias Preliminares e a Primeira Semana) nos preparou exatamente para sermos obedientes e humildes?

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.