Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Reflexões

Jesus Deseja Ardentemente Estar Conosco

Fernando Petersen
Escrito por Fernando Petersen em 15/07/2021
Jesus Deseja Ardentemente Estar Conosco
receba mensalmente um PDF ESPECIAL e SURPRESA no seu email.

SE INSCREVA NA LISTA DE EMAIL

Chegamos, enfim, ao último dia de preparação para nos Consagrarmos a Nossa Senhora. Em todo esse tempo (passou rápido, não foi?) nós buscamos essencialmente uma coisa: estar com Cristo na Eternidade. O que talvez ainda não tenham se dado conta, é que muito antes de nós Jesus já desejava isso. Jesus deseja ardentemente estar conosco. Deseja tão ardentemente que instituiu a Santíssima Eucaristia e o Sacerdócio Cristão.

Então, podemos dizer que tudo que fizemos aqui, sempre tento em vista aumentar o nosso amor a Jesus, foi na verdade buscar corresponder ao amor que Ele tem por nós. Só que para conseguirmos corresponder ao fato de que Jesus deseja ardentemente estar conosco, foi preciso:

  • 12 Dias Preliminares tentando nos desapegarmos do mundo e de nós mesmos.
  • Primeira Semana de 6 Dias buscando nos conhecer melhor e reconhecer a nossa pequenez diante de Deus.
  • Segunda Semana de 6 Dias meditando sobre Nossa Senhora para melhor conhecê-La e imitá-La.
  • E agora, na Terceira Semana, passamos 6 dias refletindo sobre Nosso Senhor, que é a razão de tudo isso que estamos fazendo e que venhamos a fazer.

ORAÇÕES E JACULATÓRIA

Antes de dar seguimento, porém, é preciso lembrar da necessidade de rezar as Orações propostas no Tratado para esta Terceira Semana de Preparação. Também nos é proposto, como todos esses dias, uma oração diária e uma jaculatória. Cito-as a seguir.

Oração: Quão suave sois ó Jesus, Filho da Virgem Bendita! Quanto sois bonsoso, Cordeiro Divino que tira o pecado do mundo! Queremos amar-Vos, consagrando-nos totalmente a Vós, pelas mãos virginais, e pelo Imaculado Coração de Maria, chegando assim à salvação eterna. Amém!

Jaculatória: Maria dulcíssima, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso ventre!

É importante também dedicarmos um tempo para refletir o Evangelho proposto para cada dia. Por isso que fiz questão de colocar todos os dias, logo cedo, tudo isso à disposição de quem segue a Mariale Scholae no Instagram. Inclusive o Evangelho (que direi a seguir) e pistas para a reflexão.

EVANGELHO DESTE ÚLTIMO DIA DE PREPARAÇÃO

É interessante notar que o Evangelho deste último dia de preparação para Consagração é exatamente o Evangelho da Última e Santa Ceia. Ou seja, o Evangelho do último dia de Jesus com seus discípulos antes de sua Paixão, Morte e Ressurreição.

O Evangelho de hoje é narrado por São Lucas, no Capítulo 22, Versículos do 7 ao 20.

PREPARANDO O BANQUETE PASCAL

jesus envia pedro e joão para preparar o banquete pascal

Tudo que estamos fazendo até aqui é exatamente tendo em vista o Banquete Pascal, as Núpcias do Cordeiro. Tudo que nos norteia é visando o Céu, estar com Cristo, seus anjos, santos, em especial junto com a Virgem Maria.

Notaram quem Jesus envia na frente para preparar a Santa Ceia? São Lucas nos revela que foi Pedro e João. Pedro é aquele que Jesus deixou a frente de Sua Igreja, aquele que é o responsável por nos guiar. João, é a figura de nós mesmos. Ele é o discípulo amado, aquele que Jesus também envia para preparar o banquete. Sim! Jesus nos envia também para prepararmos o Banquete Eterno.

JESUS DESEJA ARDENTEMENTE ESTAR CONOSCO

“Quando chegou a hora, Jesus pôs-se à mesa com os apóstolos e disse: ‘tenho desejado ardentemente comer convosco esta ceia pascal’…”.

Isso mesmo! Jesus deseja ardentemente que chegue o dia para estar conosco na eternidade. PARA ESTAR CONOSCO! E justamente para estar conosco eternamente que Ele se encarnou e deixei seus ensinamentos, seus discípulos e os Sacramentos. Sim! Jesus já conhecia a nossa debilidade e já deixou tudo preparado para estar conosco na eternidade. Nas que correspondamos.

Mas, diante de tudo isso que Ele fez e continua fazendo por nós: “ai daquele por quem ele é traído”. Essa frase de Jesus está no versículo 22, continuando um pouco a leitura do Evangelho proposto para este último dia de preparação.

JESUS DEIXA TUDO PREPARADO PARA A CEIA PASCAL

Por desejar ardentemente estar conosco, Jesus fez questão de deixar tudo preparado. Como vimos, enviou na frente Pedro e João para preparar o banquete pascal. Podemos dizer que Jesus, para preparar o Banquete Eterno, enviou, ou deixou, para o mundo a Igreja e os seus discípulos. Sim! Nós como discípulos de Cristo, Ele nos deixou aqui para ajudarmos a preparar o Banquete Eterno, ou seja, para Evangelizar.

Jesus deixou a Igreja e os Discípulos. Mas, não esqueçamos que o próprio Cristo deixou a Igreja (Pedro) para ser nossa guia, nossa referência. A Igreja existe para nos preparar para o Banquete Celestial. Também é a Igreja que é a responsável pela nossa Salvação e a quem devemos seguir. Foi Pedro que Jesus deixou a missão de apascentar suas ovelhas.

ALÉM DA IGREJA E DOS DISCÍPULOS, JESUS DEIXOU OS SACRAMENTOS

Jesus na última ceia institui a eucaristia e o sacerdócio cristão

Jesus, na Santa Ceia, instituiu o Sacerdócio Cristão. Ou seja, Ele deixou para nós aqueles que irão oferecer sacrifícios por nós. Jesus deixou aqueles que têm a missão, também, de se sacrificarem por nós.

Mas, não somente oferecer sacrifícios e se sacrificar por nós. Jesus deixou estes homem também a missão de ministrar os sacramentos, ou seja, os meios eficazes para a nossa Salvação. Os meios eficazes para nos preparar para o Banquete Eterno.

O SUMO SACRAMENTO, A EUCARISTIA, A SI PRÓPRIO

Contudo, creio, o mais importante e significativo que Jesus fez foi instituir o Santíssimo Sacramento. Ou seja, Jesus naquele momento se faz presente por todo o sempre no meio de nós. Até o fim dos dias, até o dia do Banquete Eterno.

Jesus quando instituiu o Santíssimo Sacramento, Ele mesmo se faz presente durante todos os séculos por meio da sua Igreja e Seus discípulos. Cristo quis se fazer presente e disponível para nós por todo o sempre. Mas, por meio da Sua Igreja e seus discípulos que têm a missão de preparar tudo para, no fim dos dias ouvirmos o definitivo, na Eternidade: “Desejei ardentemente comer convosco esta ceia pascal”.

PROPÓSITO

Hoje, por ser o último dia de preparação, proponho rever todos os propósitos que já fizemos nestes trinta dias de caminhada. Após revê-los, fazer o firme propósito de cumpri-los e aperfeiçoá-los para atender a Jesus que deseja ardentemente estar conosco por todo o sempre.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.