Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Reflexões

Entrai Pela Porta Estreita

Fernando Petersen
Escrito por Fernando Petersen em 16/06/2021
Entrai Pela Porta Estreita
receba mensalmente um PDF ESPECIAL e SURPRESA no seu email.

SE INSCREVA NA LISTA DE EMAIL

“Entrai pela porta estreita”, é assim que começa o Evangelho proposto para este primeiro dia de preparação para renovarmos a Consagração a Nossa Senhora. Durante doze dias vamos buscar nos desapegarmos das coisas do mundo e de nós mesmos. Esses são os primeiros passos que devemos dar para uma total entrega (consagração) a Nossa Senhora e, a partir Dela, nos entregarmos totalmente a Jesus.

O Evangelho proposto para este Primeiro dia de Preparação para a Consagração é o que Jesus nos convida a Entrarmos pela Porta Estreita: Evangelho de São Mateus, Capítulo 7, Versículos de 13 a 27. Se preferir, dê uma pausa aqui e faça as orações propostas no Tratado da Verdadeira Devoção e a reflexão do Evangelho proposto. Depois retorne para rezar a oração e a jaculatória abaixo e continuar a ler a reflexão que proponho a seguir. Recomendo fortemente que faça isso!

Oração: Maria Santíssima, formosa estrela, espelho de santidade, havemos de mitar-Vos para adquirir a perfeição. Conduzi-nos pela mão, como a um filho. Convidai-nos à santidade e ouviremos as vossas palavras, prostrando-nos aos vossos pés durante todo este mês que a Vós dedicamos. Amém!

Jaculatória: Para encontrarmos a graça da santidade, ó Pai, fazei-nos encontrar Nossa Senhora!

ENTRAI PELA PORTA ESTREITA – DESAPEGA

“Entrai pela porta estreita, pois larga é a porta, e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! Como é estreita a porta e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que o encontram!” (Mt 7, 13-14)

entrai pela porta estreita pois larga é a porta da perdição

Jesus fala para buscarmos entrar pela porta estreita. Uma porta estreita significa que pouca coisa passa por ela. Só o essencial, só o que é importante. Por isso que devemos nos desapegarmos de tudo, abandonarmos tudo, deixarmos tudo para trás para passarmos por essa porta. Por isso que larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva a perdição, o caminho dos apegos, das paixões, daquilo que queremos ter sempre conosco, que sempre queremos carregar.

E como é difícil, meus irmãos, deixarmos tudo para passarmos por esta porta estreita! Ainda mais com tantos falsos profetas que se apresentam como lobos em pele de cordeiro que nos instigam o tempo inteiro a acumularmos mais e mais coisas. Não somente materiais, mas imateriais também. Acumular títulos, honrarias, glórias, reconhecimentos, agradecimentos… Sempre queremos acumular.

E cada vez mais nos apegarmos a tudo que estamos acumulando, não é? Principalmente  às glórias, honrarias e títulos… E é de tudo isso que precisamos nos despojarmos, nos desapegamos, para entrarmos pela porta estreita e aceitar o convite de Maria que nos chama à santidade. Sim! Nossa Mãe Santíssima o tempo inteiro nos convida. É só você abrir os ouvidos e prestar um pouco a atenção a ela e deixar de olhar um pouquinho para o mundo e verás o barulho que ela faz ao seu redor para se fazer escutar por ti e você sempre bate com os ombros…

A MISSÃO DE MARIA É NOS FAZER SANTOS

Pelos frutos conheceremos se a árvore é boa ou má. Ora! O fruto de Maria é Jesus! Então, nos apeguemos a Ela, nos consagremos a Ela!

A missão de Maria é formar almas santas para o seu Filho. Maria gerou a cabeça do Cristo, Jesus, e também tem de gerar o corpo que somos nós. Mas nós precisamos nos abrir para esta graça.

O mundo sempre irá se opor a nós que buscamos a Deus. Sempre! A porta é estreita, lembra? E são muitos os falsos profetas. E como vivermos diante de tudo isso?

OUVIRMOS NOSSO SENHOR E PORMOS EM PRÁTICA

Nosso Senhor nos diz: “todo o que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha” (Mt 7, 24).

Essa é a única forma de conseguirmos viver para passarmos pela porta estreita, pois virão as chuvas, enchentes e ventanias do mundo. Ouvirmos Nosso Senhor e pormos em prática as suas palavras, ou seja, também ouvirmos Maria, Aquela que cujo Fruto é Bendito Jesus e que disse para fazermos tudo que Ele nos disser.

Assim, de mãos dadas com Maria, aquela que é feliz porque acreditou e pôs em prática, não seremos como os insensatos que se firmaram na areia, mas como os fortes que construíram sobre a rocha e de mãos dadas com Nossa Senhora, se vacilarmos, Ela nos segurará e nos puxará de volta.

PROPÓSITOS

Então, façamos os seguintes propósitos:

  • Nos opormos ao Espírito do Mundo e seus profetas (profetas mundanos)
  • Buscarmos ter bons pensamentos, ouvindo as Palavras de Jesus, afugentando os mais e assim estimularmos boas palavras e ações
  • Dedicarmos mais tempo ao que é eterno e darmos menos importância às honrarias, títulos e materiais
  • Observar e nos manter atentos apenas ao que nos aponta para Deus

Creio que assim conseguiremos avançar cada vez mais no despojamento, no desapego das coisas terrenas e ficarmos apenas com o essencial para entrarmos pela porta estreita.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 Replies to “Entrai Pela Porta Estreita”

Rosângela

Ótimo conteúdo exposto com uma linguagem de fácil entendimento. Este nos mostra com clareza a importância de buscarmos o que nos leva à santidade e rejeitarmos o que nos leva para a morte eterna.

Edson Bezerra Pereira

Na realidade temos que desapegar as coisas materiais da vida de carne se tivermos a consciência de q a porta é estreita sim para que levemos apenas o coração limpo e leves das coisas mudanas que só nos fazem mal aqui na terra