Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Reflexões

Deus Providencia Tudo Para os Seus Filhos

Fernando Petersen
Escrito por Fernando Petersen em 11/07/2021
Deus Providencia Tudo Para os Seus Filhos
receba mensalmente um PDF ESPECIAL e SURPRESA no seu email.

SE INSCREVA NA LISTA DE EMAIL

Deus providencia tudo para os seus filhos. Sim! É com essa frasse que vamos puxar a reflexão de hoje. Estamos no vigésimo sexto dia, segundo da Terceira Semana de preparação. Durante toda essa Terceira Semana dedicaremos a conhecer melhor Jesus para nos configurarmos a Ele.

Esta configuração passa pela fato de crermos piamente que Deus cuida de Seus Filhos. Sim, no plural! Lembra que já refletimos sobre ser filhos de Deus? Mas, para isso, precisamos nos abrir a ação do Espírito Santo para que Ele nos conduza a esta união com Jesus. Ou seja, temos que ser dóceis a moção do Espírito, sem resistência, inclusive quando somos obrigados a seguir ordens ou decretos humanos.

Veremos a seguir como Deus providencia tudo para os seus filhos que se abrem para fazer a Sua Vontade. Também veremos como Deus providencia tudo, inclusive tirando proveito de coisas pagãs, santificando e agindo como providência para os que se tornam seus filhos por Jesus Cristo.

EVANGELHO, ORAÇÕES E JACULATÓRIA

O Evangelho proposto para este vigésimo sexto dia é conhecidíssimo. Narra o nascimento de Jesus segundo o Evangelista São Lucas, Capítulo 2, Versículos de 1 a 20, do seu Evangelho. Este Evangelho é lido muitas vezes no período do Natal.

As Orações, que já foram disponibilizadas para quem segue a Mariale Scholae no Instagram, estão logo abaixo. Antes, porém, não se esqueça que é preciso rezar as orações propostas no Tratado para este segundo dia da Terceira Semana de preparação para Consagração a Nossa Senhora.

Oração: Jesus Cristo, Sabedoria Encarnada, aprouve a Vós depender de Maria, na infâmia. Fazei que aprendamos também viver nesta dependência de pequeninos filhos e amorosos escravos de tão Celeste Rainha. Senhor, queremos ir a Vós por Maria. Dai-nos esta graça! Amém!

Jaculatória: Oferecei-nos a Jesus, ó Maria!

TUDO É PROVIDÊNCIA DE DEUS PARA OS SEUS FILHOS

Imaginem só a situação: Maria grávida, já perto de ter o Filho de Deus e surge um decreto que obriga São José a voltar para a sua cidade, a cidade de Davi. Se José vai sozinho, praticamente abandona sua esposa por um bom tempo, sendo que ela está prestes a ter neném. Se José vai com Maria, vai expor sua mulher e o Filho aos perigos naturais de uma viagem.

Que dilema para São José… Mas, lembra que ele é dócil a Deus? Lembra que o anjo apareceu para ele em sonho mandando ele aceitar Maria que carregava no ventre o Filho de Deus? E José, sendo dócil, obedeceu.

Com toda certeza São José colocou isso em oração diante de Deus. É assim que age um filho de Deus que deseja obedecer ao Pai. E José decidiu ir com Maria. Fico imaginando quantas críticas ele não sofreu por decidir levar a esposa e tê-la sempre aos seus cuidados…

A PROVIDÊNCIA DE DEUS

Muitas vezes só compreendemos as coisas bem depois delas terem ocorrido. Pelas profecias, o Salvador deveria nascer em Belém, cidade de Davi. Também pelas profecias o Salvador deveria ser rejeitado.

E foi exatamente isso que aconteceu com a decisão de São José, não foi? José levando Nossa Senhora consigo contribuiu para que Jesus nascesse em Belém, não em Nazaré. Também é preciso notar como desde o início Jesus foi rejeitado por seu povo, na sua terra.

Jesus no ventre de Maria, que já estava em trabalho de parto, não encontrou abrigo e compaixão da situação que a Sagrada Família se encontrava naquele momento. Não houve quem os acolhesse. Todos rejeitaram Jesus.

DEUS CUIDA DE TUDO

A simplicidade dos pastores que agrada a Deus

Um evento tão importante quanto o nascimento de Jesus, a chegada do Salvador, não podia passar sem o mais puros e dignos louvores. E o que seria esse louvor puro?

Um louvor a Deus por se Deus. Puramente por isso e não por interesse ou por Ele proporcionar algo grande. Quem iria louvar e glorificar um menino nascido em um estábulo? Um menino que sequer tinha o mínimo de um enxoval. Ele precisou ser envolto em faixas e usar uma manjedoura como berço. É preciso ser puro, simples, desapegado, para conseguir ver a grandeza de tudo isso.

A SIMPLICIDADE E PUREZA DOS PASTORES

Na época, o pastoreio era uma atividade simples. Geralmente os pastores eram pessoas pobres, desprovidas de firulas materiais, ou seja, não tinham apego material. Dessa forma é mais fácil ter um olhar mais puro e ver a grandeza dos eventos de Deus.

Entende agora a importância e o porquê de passarmos 12 dias nos preparando para nos desapegarmos de tudo?

Quando o anjo disso aos pastores as condições que seria o sinal de quem é o Salvador, ele acolheram pela simplicidade. Você acha que se fosse um sacerdote da época iria levar tais condições em consideração? Como poderia o rei nascer naquelas condições precárias que os anjos anunciaram?

E os louvores? Como poderia ser tão simples? Isso na visão vaidosa dos sacerdotes corrompidos da época.

A DOCILIDADE À MOÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

Depois de tudo que viram, os pastores partiram para louvar dignamente a Deus que se fez carne. Os pastores foram depressa louvar o Salvador. Sim! O Espírito nos dá pressa em sua moção. Lembra que Maria subiu apressadamente a região montanhosa para visitar Santa Isabel?

A docilidade também nos faz ver a grandeza verdadeira. O que os pastores encontraram? Um menino envolto em panos, em uma manjedoura de um estábulo ao lado de seus pais. Sendo que seus pais estavam desabrigados, sem teto!

Mas a alegria de ser movido pelo Espírito é indizível e certa. Os pastores, após ver e contar as maravilhas de Deus saíram exultando de alegria. Saíram louvando e glorificando a Deus.

DEUS PROVIDENCIA TUDO PARA OS SEUS FILHOS

Deus providencia tudo para seus filhos

Deus não só providenciou o cumprimento das Sagradas Escrituras. Não! Deus quando providencia para seus filhos dá em abundância. Mas, a verdadeira abundância! A Abundância da graça! Os pastores tiveram a graça de louvar com os anjos. Eles tiveram também a graça de encontrar Jesus, Maria e José na mais pura simplicidade, despojamento, abandono e confiança em Deus.

Esses mesmos pastores tiveram a graça de ter tudo que ouviram confirmado. Cabe lembrar também que Deus providenciou os Reis Magos (pagãos) que levaram presente para Jesus. Deus também providenciou que Jesus fosse protegido de outro decreto (maléfico), o de matar os bebês. O Altíssimo ainda providenciou a fuga, o sustento e o retorno do Salvador, quando foram exilados no Egito.

Se olharmos as Sagradas Escrituras com simplicidade e pureza, despojados do mundo e de nós mesmos (principalmente de ideologias) poderemos ver muito mais maravilhas de um Deus que providencia tudo para seus filhos.

PROPÓSITO

O propósito de hoje é simples, rápido, mas não tão fácil.

Busquemos ver a grandeza de Deus em tudo, principalmente nas coisas mais simples e, ainda mais, nas aparentes adversidades.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.