Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Reflexões

Deus Auxilia de Maneira Especial os Consagrados

Fernando Petersen
Escrito por Fernando Petersen em 06/07/2021
Deus Auxilia de Maneira Especial os Consagrados
receba mensalmente um PDF ESPECIAL e SURPRESA no seu email.

SE INSCREVA NA LISTA DE EMAIL

Chegamos ao vigésimo primeiro dia de preparação para a consagração a Nossa Senhora. Estamos na semana que dedicamos a conhecer mais os mistérios da Santíssima Virgem. Hoje gostaria de refletir como Deus auxilia de maneira especial os consagrados, sobretudo os consagrados a Ele por Maria.

Sim. Consagrados por Maria porque a única consagração que fazemos de fato é a Deus. Mas, para nos consagrarmos a Ele, Deus em sua infinita nos deu inúmeras formas de nos entregarmos a Ele. E uma dessas formas, a qual é muito especial e agradável a Ele, é nos consagrarmos a Ele por meio de Sua Mãe.

Então, ó para deixar claro, usamos comumente que somos Consagrados a Nossa Senhora. Mas, podemos fazer isso porque Maria é uma perfeita consagrada a Deus e tem um lugar especial no mistério do corpo místico de Cristo.

SÃO JOSÉ, O PRIMEIRO CONSAGRADO A MARIA

Antes de adentrarmos no Evangelho, gostaria de expor essa chave interpretativa em relação a São José, para assim entendermos melhor porque Deus auxilia de maneira especial os consagrados por meio de Maria.

Não vou adentrar muito no mistério da Consagração de São José a Nossa Senhora, por agora, mas basta saber que foi por meio da Virgem Maria que São José foi inserido, desde sempre, no mistério de nossa Salvação. Basta lembrar que São José que é da linhagem de Davi, que precisou voltar para Belém, onde nasceu Jesus para cumprir as escrituras, e por ele pode-se cumprir as profecias.

EVANGELHO E ORAÇÕES

O Evangelho proposto para hoje é o de São Mateus, Capítulo 1, Versículos de 18 a 25. É o Evangelho que narra a origem divina de Jesus, depois de fazer toda a genealogia de José, o qual o anjo revelou a quem Jesus chamaria de pai aqui na terra. São José foi o escolhido para acolher o Filho da Virgem Prometida da qual seria gerada o Salvador.

As Orações desta Segunda Semana, já sabem que encontram-se no Tratado, não é? A seguir uma oração proposta para hoje com a jaculatória, depois a reflexão do Evangelho de hoje.

Oração: Gloriosa Virgem Maria, aproximai-nos de Vós, para que estejamos sempre próximos de Deus. Dai-nos a sabedoria de apreciarmos o valor inestimável da graça divina na nossa alma, para fugirmos sempre do pecado. Queremos, bondosa Mãe, tornarmo-nos dignos filhos vossos para merecermos a vossa intercessão junto de Jesus, através de um coração purificado e desejoso do CÉU! Amém!

Jaculatória: Imaculado Coração de Maria, dai-nos vossa pureza!

Ah! E lembrando que todos que seguem a Mariale Scholae no Instagram, já tem acesso a tudo isso logo cedinho. Inclusive, hoje, dei a dica que o post falaria do auxílio especial que Deus dá aos consagrados a Maria.

SÃO JOSÉ FOI PENSADO DESDE SEMPRE

Antes de falar do auxílio especial que Deus dá aos consagrados a Maria, é importante notar que os consagrados a Jesus por Maria são pensados desde sempre.

Havia uma Virgem da Promessa, pensada desde sempre como vimos no primeiro dia desta Segunda Semana. Deus prometei explicitamente uma mulher de quem a descendência viria a Salvação, após o pecado original. Essa descendência viria, como revelado depois, da descendência de Davi e o Messias nasceria de uma Virgem Prometida.

Se Deus pensou em Maria desde sempre, José, o seu guardião e o descendente de Davi, também foi. Então, José não entrou por um acaso, um puxadinho de última hora. Não! Deus pensou em José também desde sempre.

JOSÉ, O PROMETIDO DA VIRGEM PROMETIDA

anjo anuncia que Maria é a prometida

Jesus, sendo Deus, não poderia vir em um ambiente imperfeito. Isso seria no mínimo contraditório. Por isso o Salvador veio de uma Virgem Imaculada, quem te deu o corpo humano. Mas, pela lei de Deus, a Lei Judaica naquela época, a descendência era do homem. Então, era necessário um homem, um chefe da família, de onde viria a descendência. E um homem justo. Um santo homem.

Note que enquanto o Evangelho de São Lucas fala da Virgem Prometida, São Mateus, do Evangelho de hoje, fala do “esposo prometido” da mãe de Jesus Cristo. E não para por aí, nas Sagradas Escrituras o termo “justo” é dado para os santos. Então Jesus viria de uma Virgem prometida a um Justo Prometido.

O CONSAGRADO É O PROMETIDO

O que é uma consagração senão fazer uma promessa de pertença e/ou servir a quem se consagra? Um consagrado a Deus por Nossa Senhora é um prometido a Deus por meio Dela.

Ser consagrado também passa a ideia de pertença, ou seja, um consagrado passa, de alguma forma, a pertencer exclusivamente a quem se consagrou e vice-versa. O anjo, quando anunciou a São José, diz claramente: “não temas receber Maria, tua mulher”.

O AUXÍLIO ESPECIAL DE DEUS AOS CONSAGRADOS A MARIA

Já parou para pensar na angústia de São José em ter que denunciar sua esposa, pois a Lei mandava fazer isso, conhecendo a pureza de Maria e que tal denúncia, embora na Lei, não seria justa?

Ao despedi-la secretamente, ele faria cair sobre si a “irresponsabilidade” e não cumpriria a Lei. Que dilema para um homem justo, que segue a Lei de Deus, não é? Inclusive, um parêntese, podemos ver desde já que a Lei Soberana de Deus é o Amor, a Misericórdia, e não apenas a letra.

Diante de tamanha angústia, Deus envio um anjo a São José para vir em seu auxílio. Um auxílio especial de Deus àquele que era o prometido, o consagrado a Maria.

CONFIRMAÇÃO DA CONSAGRAÇÃO E PATERNIDADE DE SÃO JOSÉ

anjo anuncia a paternidade de São José

Deus auxilia de maneira especial os consagrados a Maria, e esse auxílio é abundante, completo. Ao dizer a São José que ele porá o nome ao Filho de Deus, o anjo está dizendo: Você será o pai do Filho de Deus.

José e Maria já eram prometidos um ao outro em casamento, mas por causa de Jesus, José se consagrou a servir a Mãe de Deus e ao próprio Deus por meio Dela.

Em suma… José chegou a Jesus por Maria. Por maria, por causa de Maria, São José recebeu esse auxílio de maneira especial de Deus. Deus enviou um anjo em seu auxílio! Quer auxílio mais especial que esse? Mas, antes, é bom lembrar, São José precisou aceitar tudo dentro da vontade de Deus.

DEUS AUXILIA DE MANEIRA ESPECIAL QUEM SERVE A JESUS POR MARIA

Ao continuarmos o Evangelho, podemos ver como Deus sempre veio em auxílio de São José para tomar as decisões mais importantes, para que ele melhor servisse e protegesse Jesus por meio de Maria. Aceitando Maria, José aceitou Jesus. Servindo a Maria, São José serviu a Jesus. Se consagrando a Maria, São José se consagrou a Jesus.

PROPÓSITO

O propósito de hoje é fazermos o que São José fez, ouvindo e obedecendo ao anjo (mensageiro de Deus), ou seja, acolhendo os desígnios do Altíssimo.

“José, filho de Davi, não temas receber Maria” (…) “José fez o que o anjo do Senhor lhe havia ordenado e acolheu”, se consagrou a Maria.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.