Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Reflexões

Conhecendo Melhor a Cristo nos Conhecemos Mais

Fernando Petersen
Escrito por Fernando Petersen em 03/07/2021
Conhecendo Melhor a Cristo nos Conhecemos Mais
receba mensalmente um PDF ESPECIAL e SURPRESA no seu email.

SE INSCREVA NA LISTA DE EMAIL

Hoje finalizamos a Primeira Semana dos Exercícios para Consagração. Neste décimo oitavo dia, sexto da primeira semana, já é possível ver de forma muito mais clara e evidente que conhecendo melhor a Cristo nos conhecemos mais. A Luz de Jesus ilumina a nossa escuridão e mostra toda a nossa imperfeição.

Então, nessa busca de conhecer melhor a Cristo, seguindo esse itinerário proposto por São Luís no Tratado, começamos, primeiro, a luta para nos desapegarmos de nós mesmos e do mundo para, assim, desapegados, podermos ser mais honestos com nós mesmos e nos conhecermos melhor. Busca essa que fizemos nos últimos seis dias (13º ao 18º) que chamamos de Primeira Semana.

Se pararmos para pensar bem, com um pouco mais de atenção, poderemos notar como esse despojamento (desapego) e autoconhecimento encontra todo o sentido no encontro e conhecimento de Jesus. A busca pelo sentido da nossa vida acaba sendo a busca por Jesus. Assim, chegamos a conclusão que nos conhecemos mais conhecendo melhor a Cristo.

EVANGELHO

“Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, não caminha na escuridão, mas terá a luz da vida”.

São com essas palavras de Jesus que se inicia o Evangelho proposto para encerrar essa último dia dedicado para nos conhecermos melhor. Evangelho que é o escrito por São João, Capítulo 8, Versículos do 12 ao 20, quando Jesus se apresenta como a luz do mundo que veio para iluminar e não para, neste momento, nos julgar.

Julgar no sentido de dar uma sentença, uma condenação ou absolvição, como muitos costumam fazer. Jesus veio para salvar, para iluminar, somente depois disso virá o julgamento e este será verdadeiro.

ANTES DE CONTINUARMOS…

A seguir coloco a Oração e a Jaculatória propostas para esse décimo oitavo dia de preparação. Quem segue o Mariale Scholae no Instagram já pode passar adiante, afinal, desde cedo eu coloquei lá o Evangelho, a Oração, a Jaculatória e uma pista depara reflexão.

Oração: Jesus, Deus-Homem, sede o mediador bendito para a nossa vida, o cultivo das virtudes, a perseverança e o nosso Céu! Maria, tão próxima de Jesus, queremos escolher-Vos como doce depositária dos nossos pequeninos tesouros espirituais. Amém!

Jaculatória: Maria Santíssima, pelos santos mistérios da Encarnação e Redenção, levai-nos novamente ao Pai!

SER LUZ, ILUMINAR

A luz, nas Sagradas Escrituras, tem um forte sentido de trazer o entendimento, mostrar a verdade, tirar da ignorância, apresentar um caminho, ser sinal de esperança, sinal de segurança…

Jesus quando diz que é a luz do mundo está dizendo tudo isso e mais um muito. Cristo se revela como aquele que conhecendo melhor fará com que nos conheçamos mais. Quem segue a Cristo, que o tem como guia, como o caminho a seguir, como a esperança, inevitavelmente irá se conhecer mais.

Jesus é aquele que veio para iluminar o mundo envolto em trevas, para a presentar o sentido de toda a criação e nos ajudar a compreendermos principalmente a nós mesmos.

QUANDO NÃO NOS CONHECEMOS ESTAMOS NA ESCURIDÃO

Conhecer a Cristo se conhece mais

 Já reparou como a gente fica perdido, desorientado, diante de tanta loucura que acontece no mundo, principalmente as loucuras vindas de pessoas que se consideram autossuficientes? Já reparou como sempre buscamos o sentido das coisas e, principalmente, de nós mesmos? E quando temos alguma identificação, já reparou como nos apegamos a isso como tábua de salvação e normalmente quebramos a cara?

Isso tudo é porque não nos conhecermos devidamente. Não conseguimos sequer nos identificar exatamente com o que dizem que somos. Sempre temos essa sensação de estarmos no escuro, num mundo aleatório, desordenado, caótico. E, de fato, estamos. Mas podemos organizar isso tudo quando jogamos a luz de Cristo nas coisas. Aí passamos até a nos reconhecer.

Por isso Jesus diz que quem o segue não caminha na escuridão. Quem segue a Jesus começa a se conhecer.

CONHECENDO MELHOR A CRISTO NOS CONHECEMOS MAIS

Como Cristo é este que tudo ilumina, Ele é a Luz do Mundo. Quando Jesus se apresenta traz à superfície todas as nossas debilidades, tudo fica à mostra, nada fica escondido. Somente com a luz de Cristo conseguimos ver o que precisamos mudar para as coisas começarem a fazer sentido.

Somente Jesus joga uma luz em nós e nos faz nos reconhecermos e vermos o tamanho da nossa miséria e o quanto precisamos nos emendar. Com o pecado original, rejeitamos tudo isso porque nos ternamos orgulhosos e vaidosos. Na luz de Cristo vemos o nosso nada, a nossa pequenez e como precisamos Dele.

Tudo isso dói muito. Por isso muitos preferem continuar nas trevas do auto engano. É por isso também que as pessoas que vivem na escuridão se afastam de nós e muitas vezes querem nos destruir.

A LUZ DESFAZ AS TREVAS

Ora! As trevas são exatamente a ausência de luz. Por isso a mínima luz incomoda tanto aquele que está mergulhado nas trevas. Tentam apagar ou cobrir a luz, para não ficar à mostra toda a feiura que se esconde na escuridão.

É por isso que precisamos testemunhar a Cristo, ou seja, levar essa luz para as pessoas, para que a realidade apareça e as pessoas possam ser salvas. Também é por isso que Cristo, em outro momento, diz que nós, cristãos, somos a luz do mundo, porque iluminados por Cristo refletimos a sua luz de tão intensa que ela é. E quanto mais deixamos Ele nos iluminar, mais vamos refletir a sua luz. Assim, conhecendo melhor a Cristo nos conhecemos mais, pois esta iluminação fica mais intensa.

O CRISTÃO TRANSFORMA O AMBIENTE

cristão transforma o mundo

Já reparou como o Cristão se destaca no meio dos demais, mesmo sem querer? Isso é ser luz diante das trevas. Por isso incomoda e transforma. Repare como aquela “luzinha vermelha de led” se destaca mesmo com toda a escuridão ao redor. E quanto maior a escuridão, menos intensidade ela precisa para se destacar.

Um ambiente isolado de luz, quando se abre a mínima brecha, a treva se desfaz. O ambiente se transforma.

BUSQUEMOS A LUZ, A SALVAÇÃO, O SENTIDO DA VIDA

Então, todo esse percurso que estamos fazendo para nos conhecermos mais nada mais é do que buscar a iluminação, buscar Jesus. Quem busca verdadeiramente o sentido da vida, quem busca entender as coisas de forma honesta e verdadeira, na verdade busca a Cristo. Quem quer se conhecer mais, tem que conhecer melhor a Cristo.

Por isso a cristão que dá testemunho de Cristo verdadeiramente se torna sinal de esperança para aquele que não aguentam mais as trevas.

Levemos as pessoas a conhecer melhor a Cristo para que elas possam se conhecer mais. Testemunhemos a Cristo! Isso sim é amar! Amar é levar a luz, a salvação, dar sentido às pessoas. Amar o próximo é levar Cristo ao próximo. Quem diz que ama sem levar a Cristo ou está enganado ou está enganando.

É conhecendo melhor a Cristo que nos conhecemos mais.

PROPÓSITO

Sem mais delongas, afinal, o texto hoje foi longo. A proposta de hoje é:

Busque conhecer melhor Jesus. E como fazer isso? Igreja, Sagradas Escrituras, Testemunho dos Santos…

Deus sempre dá um jeito de nos trazer a luz. Afinal, o sol nasce para todos, os que não querem ver, se escondem. Mas, o sol não deixa de estar lá por que estão escondidos.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *