Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Reflexões

Somos Ovelhas Entre Lobos Mas Não há o que Temer

Fernando Petersen
Escrito por Fernando Petersen em 21/06/2021
Somos Ovelhas Entre Lobos Mas Não há o que Temer
receba mensalmente um PDF ESPECIAL e SURPRESA no seu email.

SE INSCREVA NA LISTA DE EMAIL

Estar se preparando para a Consagração a Nossa Senhora? Saiba que somos ovelhas entre lobos mas não precisamos temer, pois além de tudo que direi a seguir temos o auxílio de Nossa Mãe Santíssima!

Chegamos na metade destes Primeiros 12 dias de Preparação para Consagração a Nossa Senhora, quando temos como propósito principal nos desapegarmos de nós mesmos e do mundo, e o Evangelho já nos insere exatamente o que é uma via de Consagrado a Santíssima Virgem. Se para um cristão comum a vida já é bem puxada no mundo, para nós que queremos dar um passo adiante e termos uma vida mais entregue a Deus pelas mãos de Nossa Senhora é um pouco melhor! Sim! Melhor! Pior seria uma vida frouxa… hehehe…

CHEGAMOS NA METADE DOS DIAS PRELIMINARES

Neste sexto dia de preparação, o Evangelho proposto é o de São Mateus, Capítulo 16, Versículos de 16 a 28. Sim! Hoje é um pouquinho mais longo o Evangelho. Mas, é porque Nosso Senhor é zeloso e nos capacita cada vez mais para as missões que reserva para nós.

Se você segue o Mariale Scholae no Instagram, já deve ter meditado e feito a Oração e Jaculatória abaixo e, claro, as orações do Tratado. Então, é só pular para a reflexão.

Caso ainda não, sugiro seguir. Lá tenho colocado todo dia de manhã cedinho o Evangelho, a Oração, a Jaculatória e uma pista para reflexão.

Claro! Se você ainda não fez nada, pare agora e faça o que todos devem fazer:

  • Fazer as orações de cada dia proposta no Tratado de São Luís
  • Ler o Evangelho proposto para cada dia e meditá-lo
  • Rezar a Oração e a Jaculatória

E sugiro ainda ler também a reflexão a seguir que preparei com todo carinho para você.

Oração: Mãe Puríssima, queremos amar-Vos para nos tornar semelhantes a Jesus. Fechai nossos olhos para não darmos atenção às loucas vaidades do mundo, mas abri-os para os encantos da humanidade de Jesus. Que a vossa Misericórdia nos ensine a ter amor e mansa caridade para com o próximo, o que é próprio dos filhos de Deus. Amém!

Jaculatória: Dai-nos, Senhor, um coração virginal e doce como o da Vossa Santa Mãe!

COMO OVELHA ENTRE LOBOS

A essa altura nós já decidimos ser de Cristo e isso significa não ser mais do mundo. Ser de Cristo significa tê-Lo como Senhor e seguir as Suas ordens. Todo cristão, verdadeiro cristão, no mundo é como uma ovelha no meio de lobos.

Nós não temos para onde correr. Nem dentro de nossa casa estamos isentos das coisas do mundo. E nada precisamos fazer. Nem precisa ligar televisão ou acessar internet. A gente está na santa paz e passa um carro de som com música de baixaria. A gente sai na rua, os apelos visuais e auditivos são terríveis. Enfim, está em tudo quanto é canto o rabo do diabo.

NÃO FALO AINDA DE MISSIONÁRIO

Repare que eu ainda não estou falando de missionário. Estou falando de apenas ser cristão e estar no mundo. Nem toquei ainda no fato de que somos impelidos a levar os outros a conhecer as maravilhas de Cristo.

Porque, sim, o amor a Cristo nos impele e quando temos uma experiência com Ele queremos leva-Lo ao conhecimento de todos, não apenas para torna-Lo mais conhecido e amado, mas também porque é muito bom amar a Cristo, é muito bom ser cristão e querermos esse mesmo bem a quem amamos.

CRISTO NOS ACOMPANHA

Daí podemos dizer que Cristo nos envia, porque o Espírito nos impele! Mas, Cristo nos dá todas as orientações necessárias, nos alerta do que podemos passar e ainda nos acompanha para nos defender quando necessário.

Ele diz para tomarmos cuidado, sermos prudentes, simples e confiarmos nele. Não ficarmos muito preocupados na capacitação ao ponto de nos impedir de cumprir a missão que somos confiados. Lembre-se, Ele está conosco!

Parados ou em movimento, somos como ovelhas entre lobos, mas não devemos temer a nenhuma das situações.

CADA UM CHAMADO NO SEU ESTADO

Repare que Cristo diz que irmão entregará irmão, pai entregará filho… Ou seja, mesmo em casa, mesmo no seio familiar, não estaremos isentos do ódio do mundo, da influência do mundo.

A pessoa quer viver uma vida santa, mas precisa trabalhar e lá certamente vai se deparar com lobos. No caminho do trabalho, certamente passará por diversas alcateias. Se você não dá bola, é antissocial, não se relaciona, é deslocado e pode ser descartado da vida social (inclusive do emprego). Provavelmente será odiado ou, no mínimo, desprezado.

Por isso precisamos ser prudentes como a serpente e simples como a pomba. Assim, certamente na hora que precisarmos o Espírito virá em nosso  socorro se mantivermos uma vida reta ou, pelo menos, uma reta intenção.

NÃO TENHAMOS MEDO DELES

ovelha amizade com lobo

Sim! Somos como ovelhas entre lobos mas não precisamos temer justamente porque temos o Espírito Santo conosco, além dos Anjos e, em especial, nosso Anjo da Guarda que Deus deu a cada um de nós, exclusivamente.

Mas, precisamos ter uma vida reta, precisamos corresponder a tudo que Jesus disse. Precisamos, pelo menos ser testemunhas em nossa vida, em nosso estilo de vida. No Evangelho especificamente Jesus fala para os que ele envia em missão, mas… Quem de nós não é missionário? No trabalho, em casa, na padaria… sempre temos que ter uma vida e um testemunho cristão, não é?

Então, não tenhamos medo do mundo, mas de cair no mundo, de perder a graça, de por fraqueza sermos seduzidos e devorados pelos lobos que são muitos e se fazem de bonzinhos, isso quando não se vestem de cordeirinhos mais frágeis que nós.

FUGIR SEMPRE DAS OCASIÕES PERIGOSAS

Por isso que devemos sempre fugir das ocasiões de pecado, evitar ao máximo o contato com coisas impuras… É exatamente por isso que São Paulo nos exorta a orarmos sem parar e sempre estarmos em contato com Cristo.

E, por fim, não tenha medo de dizer não ao pecado e dizer o porquê de dizer o “não”. Dizer que é cristão e por isso tem um Senhor a seguir. Mesmo que isso possa te custar um valor alto. Tenha medo de ser seduzido pelo mundo, porque este sim pode matar sua alma e tirar sua eternidade.

PROPÓSITO

Para hoje, para este sexto dia de preparação em que falei que somos como ovelhas entre lobos mas não precisamos temer, não proporei o despojamento, o desprendimento, o desapego, que tanto bati anteriormente. Mas, farei um convite a reflexão…

Como está a sua vida como cristão? Você se sente como ovelha no meio de lobos ou fez amizade com os lobos a ponto de acompanha-los em algumas (ou muitas) coisas?

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Somos Ovelhas Entre Lobos Mas Não há o que Temer”

Rosângela

Marilhoso conteúdo!! Este nos mostra como devemos estar alertas para não cairmos em situações que nos levam para a morte eterna. E, para evitarmos tal morte, sigamos os conselhos e exemplos de Maria pois estes nos conduzem Jesus.
Salve a Maria nossa Divina Mãe.