Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Reflexões

Apegue-se ao que é Correto e Bom

Fernando Petersen
Escrito por Fernando Petersen em 26/06/2021
Apegue-se ao que é Correto e Bom
receba mensalmente um PDF ESPECIAL e SURPRESA no seu email.

SE INSCREVA NA LISTA DE EMAIL

Estamos a onze dias falando de desapegar de tudo, até de si mesmo, e agora vem com essa história de “Apegue-se ao que é correto e bom”? Como assim?

Tudo que Deus criou é bom e em especial o ser humano é muito bom. Podemos dizer que Deus criou o homem perfeito ou, diria, para a perfeição, para Ele, já que Deus é a própria Perfeição. Nos fez tão perfeitos que nos deu até a liberdade de jogar tudo fora.

E foi isso que desgraçadamente fizemos… Com o pecado original nós jogamos a tendência natural para a perfeição fora e invertemos tudo. Então, se temos a capacidade natural de nos apegarmos é porque existe algo correto e bom para nos apegarmos.

ANTES DE CONTINUAR…

Já fez as orações propostas no Tratado? Se você está se preparando para se consagrar ou renovar a consagração, a essa altura já sabe que recomendo fazê-las antes de continuar, não é? Assim como meditar o Evangelho proposto para o dia de hoje e rezar a oração e jaculatória, tudo isso já disponibilizado desde cedo nos stories no Instagram do Mariale Scholae.

Se já fez tudo isso, já pode pular para a reflexão, caso não, a seguir seguem o Evangelho para meditar, a oração e a jaculatória. As demais orações estão no Tratado.

EVANGELHO, ORAÇÃO E JACULATÓRIA

O Evangelho proposto para hoje é o de São Lucas, Capítulo 12, Versículos 32 a 38. É o Evangelho que tem um ponto marcante quando Jesus diz que o nosso coração estará onde estiver o nosso tesouro e nos recomenda nos desapegarmos de todos os bens e darmos esmolas para ajuntamos tesouros no Céu.

Acho que ser mais claro do que isso na recomendação do desapego e da prática da caridade é meio difícil, não é? Mas Ele manda fazermos coisas para colocarmos no lugar do que nos desapegamos, como veremos adiante.

Oração: Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos os degredados filhos de Eva; a Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

Jaculatória: Virgem Maria, Mãezinha, leva-nos para o Céu!

DESAPEGUE-SE DO QUE PERECE SEM MEDO

O Evangelho começa com “Não tenhas medo! E logo em seguida faz uma promessa super animadora: “agradou-vos ao vosso Pai dar-vos o Reino”. Mas, depois, mandou vender todos os nossos bens e darmos esmolas.

Sim! Temos medo de ficarmos de “mão abanando”, “a ver navios”, “sem nada”, “desamparados”… Somos desconfiados, temos medo e, por termos perdido originalmente o Céu, tentamos nos apegar a qualquer coisa que nos pareça seguro ou que nos dê segurança. Por isso, inclusive, que também aprendemos a confiar em nós mesmos de forma demasiada.

Deus sabe dessa nossa fragilidade e por isso nos dá diversas graças e enviou o Seu Filho para que a gente se apegue ao que é correto e bom.

TUDO NO MUNDO PERECE, INCLUSIVE NÓS

Nesses doze dias preliminares de preparação para consagração que são dedicados ao desapego das coisas do mundo e de si mesmo, o propósito é exatamente nos esvaziarmos de tudo que perece (que o ladrão rouba e a traça corrói), de tudo que é passageiro, para que possamos dar lugar ao que é correto e bom, ao que seja eterno ou nos conduza para a eternidade. Afinal, nós fomos criados para a eternidade. E fomos criados também para o amor, para Deus, para nos apegarmos ao nosso criador.

Só que nessa busca, por causa da desordem do pecado original, em vez de nos apegarmos às coisas eternas, a Deus, às coisas celestes, buscamos nossa segurança aqui. O pecado, como disse, inverteu, deturpou e desordenou tudo. E por isso Deus se encarnou na pessoa de Jesus para reordenar tudo n’Ele e n’Ele nos apegarmos, já que precisamos nos apegar a algo.

APEGUE-SE AO QUE É CORRETO E BOM

apegue ao que é correto e bom, a Jesus

Sim! A Jesus você pode se apegar sem medo. As coisas corretas e boas, você pode se apegar. E o que são coisas corretas? Olha para a Igreja! A Igreja é o próprio Corpo Místico de Cristo! Esse corpo místico é dotado de milhares, senão milhões, bilhões, de santos e anjos. Apegue-se aos Sacramentos, em especial à Eucaristia que é o próprio Cristo vivo ressuscitado que se dá em alimento para nós e a confissão para que possamos nos purificar dos nossos pecados.

Mas, essas coisas não são passageiras? Igreja, sacramentos, santos…

Precisaria de muitas outras linhas e fugir do escopo para explicar melhor esses pontos (depois farei isso de forma mais detalhada, em momento mais oportuno). Essas coisas pode ser “passageiras” (na forma como conhecemos), mas nos levam para o Céu, os conduzem para o Céu. Por isso que eu disse “apegue-se ao que é correto e bom” e não ao que é Eterno (exceto quando falei para apegar-se a Jesus, a Deus), apegue-se ao que leva para a eternidade. Apegue-se mesmo a Jesus, a Deus, este sim eterno e imutável, pois se apegando a essas coisas que te levam ao Céu, no final, estás se apegado a Deus Eterno.

ONDE ESTIVER VOSSO TESOURO ESTARÁ VOSSO CORAÇÃO

Apegando-se ao que é correto e bom, o seu tesouro estará na eternidade e tudo que é mundano será desprezível. O correto e bom sempre te conduzirá para Deus, sempre te fará aproximar de Deus.

E a batalha não é fácil, por isso Nosso Senhor recomenda que sejamos sempre vigilantes. Mas, também, a recompensa é um tesouro celestial, a recompensa é o Céu! Já parou para pensar na alegria, na preciosidade, na exultação de ver Jesus, Nossa Senhora e os Santos no Céu?

PROPÓSITO

O propósito de hoje é bem rapidinho, mas é para a vida toda! Pelo menos para de agora em diante. Você, de agora em diante dirá todos os dias para si mesmo:

Valorizarei cada vez mais todos os tesouros da Santa Igreja Católica com seus Sacramentos, Santos e Ensinamentos

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Replies to “Apegue-se ao que é Correto e Bom”