Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Reflexões

A Finalidade de Tudo é Jesus Que Veio por Maria

Fernando Petersen
Escrito por Fernando Petersen em 10/07/2021
A Finalidade de Tudo é Jesus Que Veio por Maria
receba mensalmente um PDF ESPECIAL e SURPRESA no seu email.

SE INSCREVA NA LISTA DE EMAIL

Chegamos ao cume da nossa preparação. A finalidade de tudo é Jesus que veio por Maria. Esta santa devoção da Escravidão de Amor não poderia ser diferente. Tudo o que estamos fazendo tem como finalidade amar de forma mais perfeita o Filho de Deus. Maria é o caminho seguro, pois foi por Ela que Jesus quis vir até nós.

Foi por meio de Maria que a Luz desfez as trevas do pecado. Mas, sem Jesus, senão fosse por Cristo, Maria nada seria. Contudo, quem somo nós para desfazer o caminho que o próprio Deus desejou trilhar para vir até nós?

No seio de Maria, o Criador foi gerado pela criatura. Aquele que ninguém pode conter, se conteve no ventre de Maria. Podemos dizer, literalmente, que Maria teve Deus todo contigo em si. Deus estava todo contido em Maria.

ORAÇÕES E JACULATÓRIA

Hoje vou inverter e apresentar primeiro a oração e a jaculatória propostas para este vigésimo quinto dia. O primeiro da Terceira Semana de preparação para Consagração a Nossa Senhora. Serão seis dias que dedicaremos a conhecer melhor Jesus para mais amá-Lo.

Claro, antes, você precisa fazer as Orações propostas no Tratado para hoje. Quem tem o Tratado (creio que todos) e segue a Mariale Scholae no Instagram já teve acesso a tudo isso desde cedo. Inclusive o Evangelho.

Oração: Ó Jesus, que viveis em Maria, vinde e vivei em vossos servos, no espírito de vossa santidade, na plenitude da vossa força, na perfeição dos vossos caminhos, na verdade das vossas virtudes, na comunhão dos vossos mistérios. Dominai sobre toda a potestade inimiga, em vosso espírito, para a glória do Pai. Assim seja!

Jaculatória: Doce Coração de Maria, inefável Sacrário do Verbo Encarnado, acolhei-nos em osso carinho!

EVANGELHO DO 25º DIA

O Evangelho proposto para este primeiro dia da Terceira Semana é o de São João. Não poderia ser diferente começarmos o conhecimento de Jesus constatando o que São João diz no Capítulo 1, Versículos de 1 a 14.

João, no prólogo, já apresenta quem é Jesus, como Ele veio e porque Ele veio. Nos apresenta também para quem Ele veio e como foi que o Verbo se fez carne, assim como a preparação para a sua chegada.

QUEM É JESUS, QUE VEIO POR MARIA?

jesus que veio por maria

Essa não é uma resposta fácil. Em palavras, pode até parecer tranquilo dizer quem é Jesus. Mas, no entendimento, para compreendermos quem de fato é Jesus, é preciso que o Pai revele. E essa revelação do Pai se deu pelo Espírito Santo que gerou Jesus por Maria.

Jesus é a Palavra de Deus, o Verbo Eterno. Tudo foi feito por Ele e para Ele. É isso que nos diz São João logo nas primeiras linhas do seu Evangelho.

Voltemos ao Gênesis para notar que tudo se fez a partir da Palavra de Deus. Deus dizia “Faça-se” e ocorria a criação. A Palavra de Deus é eficaz. O que Ele fala e na mesma hora que fala, acontece.

JESUS QUE VEIO POR MARIA

Para notar que a finalidade de tudo é Jesus, é só ver que tudo foi criado por ele com a expressão “Faça-se”. E como foi que Deus se encarnou? Jesus se encarnou por meio de Maria, após ela pronunciar umas palavras. Você lembra quais?

“Faça-se em Mim Conforme a Sua Palavra”

Maria pronunciou o “Faça-se”, mas não um “Faça-se” próprio. O “Faça-se” de Maria foi para ser conforme a Palavra de Deus. Aquele que é a finalidade de tudo, Jesus, veio por Maria após ela pronunciar o “Faça-se em Mim”, se abrindo para que o Espírito realizasse a obra.

A AÇÃO DE DEUS, O ESPÍRITO SANTO

Espírito paira sobre Maria

O Espírito pairava sobre as águas durante a criação, nos diz o Gênesis. Dessa forma, Deus dizia “Faça-se” e o Espírito criava, realizava a obra. O mesmo Espírito que pairou sobre Maria quando Ela ecoou a voz de Deus.

Sim! Maria ecoa a voz de Deus. O anjo disse que o Espírito realizaria a obra. Daí que Maria ecoa o “Faça-se”. E o Verbo se fez carne no seu puríssimo ventre.

DEUS PREPARA O CAMINHO

Deus nunca age por imposição. Nós que livremente acolhemos. A finalidade de tudo é Jesus que veio por Maria, mas o caminho foi preparado. Deus enviou profetas, anjos, derramou graças e fez prodígios. Tudo para preparar o Caminho do Senhor.

O Altíssimo, além de tudo isso, ainda enviou João. Aquele que veio para dar testemunho daquele que está por vir. E Deus enviou João primeiro para o Seu povo. O mesmo povo que ele tirou do Egito e realizou inúmeras maravilhas. O povo que matou os profetas e que tinha o coração duro. Mas Deus em seu infinito amor deu o Filho para ser a Luz.

LUZ PARA O POVO EM TREVAS

O povo de Deus estava em trevas, imerso no pecado. A finalidade de tudo é Jesus, ou seja, Deus, mas o povo estava mais uma vez corrompido.

Envolto em trevas o povo rejeitou a Luz. Sim! Rejeitou ser iluminado, salvo. Rejeitou reconhecer aquele que é a finalidade de tudo. A luz que tiraria eles das trevas e voltaria a dar sentido a existência daqueles que foram criados para Deus, foi rejeitada.

A LUZ ILUMINA A TODOS

A luz, Jesus, se veio ao mundo por maria

A luz, quando emitida, não faz distinção. Ilumina todo o ambiente. Podemos fechar os olhos, cortinas e janelas para não recebe-la. Mas, ela está ali para todos, inclusive para aqueles que ela não veio, mas que podem identifica-la, notá-la.

A Luz que veio especialmente para os Seus e eles rejeitaram, foi aceita por outros que estavam envolto em trevas. Esses não fecharam seus olhos, cortinas e janelas.

OS FILHOS DE DEUS

Sim, podemos dizer que toda criatura é, de alguma forma, “filha de Deus”. Mas Deus, em sua infinita bondade e misericórdia, fez aqueles que receberam seu Filho, a Luz, como filhos.

Ora, a finalidade de tudo é Jesus. Por Jesus e para Jesus tudo foi feito, tudo é Dele e para Ele. Sedo tudo Dele e para Ele, Deus fez aqueles que O receberam como verdadeiros filhos. E isso, claro, pela ação do Espírito Santo que encontra mais docilidade em Maria. Por ação do Espírito Santo em Maria a finalidade de tudo veio ao mundo.

O Espírito Santo agindo em Maria gerou Jesus, a cabeça do corpo místico do Cristo. O mesmo Espírito, agindo numa alma mariana, gera os membros deste corpo.

PROPÓSITO

O propósito não poderia ser diferente do que fazer o oposto daqueles que não receberam Jesus, a finalidade de tudo.

Imitemos Maria, digamos “Faça-se em mim” para que o Espírito gere o Cristo em nós.

Para que recebamos a luz. A Luz que veio para os seus e os seus a rejeitaram. Mas, a Luz que fez filhos de Deus aqueles que O receberam.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.