Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Reflexões

A Alma Mariana e os Seus Frutos

Fernando Petersen
Escrito por Fernando Petersen em 10/07/2021
A Alma Mariana e os Seus Frutos
receba mensalmente um PDF ESPECIAL e SURPRESA no seu email.

SE INSCREVA NA LISTA DE EMAIL

Chegamos ao último dia desta Segunda Semana de preparação para a Consagração a Nossa Senhora. Nos últimos 6 dias refletimos sobre a grandeza de Maria buscando conhecê-La melhor. Conhecendo melhor poderemos imitá-La e assim termos uma alma mariana e os seus frutos. Frutos esses que obtemos e também oferecemos, sendo um canal da graça de Deus.

A partir de amanhã já vamos refletir sobre o verdadeiro fruto de uma alma mariana: Jesus. E veremos que uma alma mariana só tem uma razão de existir: ser dócil a ação do Espírito Santo para gerar o Cristo nas pessoas.

EVANGELHO

O Evangelho proposto para este vigésimo quarto dia nos chama a atenção para que frutos produzimos. No Evangelho de São Mateus, Capítulo 7, Versículos de 16 a 20, podemos extrair exatamente este alerta.

É uma boa chave de leitura para o Evangelho do dia de hoje nos questionarmos quais os frutos que estamos contribuindo para produzir. Estamos agindo como os verdadeiros ou como os falsos profetas? Estamos sendo boas ou más árvores? Será que não estamos correndo o risco de sermos lançados ao fogo?

ORAÇÕES E JACULATÓRIA

Contudo, sempre é bom recordar da necessidade de fazer as orações propostas no Tratado. É bom também refletirmos um pouco sobre o Evangelho para hoje. Além de fazermos a Oração e pronunciarmos diversas vezes em nossa vida a Jaculatória.

Oração: Mãe querida, dai-nos a felicidade de ter-Vos no coração, guardando com todo o zelo essa preciosa riqueza. Dai-nos também a ventura de ter-Vos, crescida e florescida, com todas as suas virtudes. Dai-nos, por fim, a riqueza de ter o vosso fruto Jesus, e assim, conservá-Lo em nosso coração, na hora da morte, e durante todos os séculos da eternidade. Amém!

Jaculatória: Mãe Santíssima, dai-nos perseverança nos compromissos da nossa consagração!

Ah! Aproveito para te convidar a seguir a Mariale Scholae no Instagram. Lá eu disponibilizo logo cedo a Oração, a Jaculatória. Além do Evangelho e sugiro umas pistas para reflexão.

FRUTOS QUE AJUDAMOS A PRODUZIR

Maria a árvore da vida

Que frutos nós estamos ajudando a produzir ao nosso redor? Por onde passamos, como fica o ambiente? Nós temos chegado nos locais (ou redes sociais) para sermos ponto de pacificação e união ou de conflito e divisão?

Refletir sobre essas perguntas é uma ótima forma de nos avaliarmos para sabermos como estamos correspondendo a esta devoção. Estamos sendo bons Escravos de Amor, obedientes e dóceis? Ou será que estamos nos deixando levar por nossas vontades, usando a consagração para justificarmos nossos atos?

POST DE PROVOCAÇÃO E REFLEXÃO

Sim! Este post é para te provocar e te fazer refletir sobre como tem sido a sua vida. Também para te ajudar a recordar todos esses dias de reflexão.

Como estava o seu apego às coisas mundanas? E como estão agora? O seu apego a si próprio está como depois desses dias de preparação? Como você tem percebido a si mesmo? No que você precisa melhorar?

Por fim, depois de conhecer mais sobre Nossa Senhora, quais virtudes você tem mais urgência de imitar ou aperfeiçoar?

O ÚNICO E VERDADEIRO FRUTO DA ALMA MARIANA

Sabe qual é o verdadeiro fruto de uma alma mariana? Jesus! Esse é o fruto de uma alma marina. Jesus é a própria Vida, Esperança, Caridade, Sabedoria, Verdade… enfim, todos os frutos que podemos dizer serem bons.

Por isso que paramos para refletir sobre os frutos da alma mariana. Para fazermos um comparativo com nós mesmos. A nossa alma está mesmo sendo uma alma mariana? Como está a sua docilidade em relação ao Espírito Santo?

Assim, sempre tenhamos em mente que uma alma mariana aberta para a ação do Espírito só pode gerar um fruto: Jesus.

VOCÊ TEM CHAMADO A ATENÇÃO PARA CRISTO OU PARA SI?

Essa é uma pergunta que sempre devemos nos fazer. Por isso que foi necessário passarmos por 12 Dias de Desapego. Depois passarmos 6 dias buscando nos conhecer melhor. Para, por fim, até aqui, nos compararmos à criatura perfeita que é Maria.

Assim temos um excelente referencial para os próximos seis dias de preparação para consagração. Dias esses que serão dedicados a conhecermos melhor à Cristo.

PROPÓSITO

O propósito de hoje eu já antecipei, não foi? Mas, vou recordar abaixo de forma mais explícita.

Pegue TODAS as perguntas feitas neste post e reflita. Aplique-as a si mesmo.

Conhecendo os frutos da alma mariana, veremos se estamos seguindo a direção correta do nosso propósito: Ter uma alma mariana: ou seja, nos consagrarmos a Maria.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.